Casa Bistrô | Casa Branca - Brumadinho

A Casa Bistrô é um projeto para um casal com estilo de vida descontraído e contemporâneo, ele um chefe de cozinha/designer/dj/andarilho e ela designer e desconstrutora capilar. Os clientes desejam passar finais de semana próximos da natureza e ao mesmo tempo abrir a sua casa e cozinha para o público e amigos. No andar térreo, a cozinha semi-industrial é integrada com a ampla sala de mesas, que também se expande com a abertura das portas que comunicam com deck de madeira em contato com o terreno. Enquanto o primeiro piso é dedicado ao convívio o segundo mantém a privacidade das áreas íntimas como a suíte do casal e um jardim suspenso voltado para os fundos do terreno.

Anexo Vivenda Familiar | Retiro do Chalé | Brumadinho - MG

O desejo dos clientes pautava-se em uma área de convivência que acolhesse a família e permitisse a vitalidade nas confraternizações reunindo todos em um só ambiente, a proposta dos clientes dependia da demolição da área de churrasqueira que tinha dimensões reduzidas e características muito rústicas. O projeto deu lugar a uma arquitetura ampla e confortável, a intervenção elegante, com características contemporâneas, é singela e não agride o desenho da casa antiga, mescla-se o rústico da decoração com os traços de arquitetura moderna.

 

Residência AM | Nova Lima-MG

Em meio a uma paisagem de serras, o projeto da Residência AM buscou o purismo das formas quadradas, dando destaque ao jogo de volumes e cores. Na entrada da casa, a pedido dos clientes, uma sala com pé direito duplo dá as boas vindas aos convidados, esse ambiente faz a conexão com a área social da casa, que por sua vez ocupa os fundos do terreno, o que confere privacidade ao espaço e o privilégio da vista para as serras. No segundo pavimento, a área íntima fica reservada aos moradores, com varandas e janelas voltadas para as principais visadas do entorno.

Casa Kiru | Nova Lima-MG

Propriedade de uma jovem família com estilo de vida despojado e dinâmica de trabalho flexível, o projeto da casa contemplou espaços amplos e uma área de convívio integrada, sem deixar de lado a privacidade. Os guardiões da casa Kiru são Yuki e She-ha, cães da raça Akita que na verdade fazem parte dessa bela família. Kiru foi um nome carinhoso dado à casa, que significa “recorte” em japonês, inspirado na técnica do Kirigami e nos elementos marcantes dessa arquitetura.

Casa Origami | Nova Lima-MG

Localizada no Vale do Sol, a casa, ainda em construção, foi projetada com algumas “dobras” que abrem vista para as serras do entorno, esse gesto inspirou angulações suaves que brincam com as arestas das paredes, pilares e vigas. A piscina, na frente da casa, aproveita a insolação e compõe o paisagismo. A estrutura em balanço transmite a sensação de um segundo pavimento suspenso e disfarça a verticalidade da construção. A área social desta casa é toda integrada, a orientação solar das principais aberturas permite a iluminação indireta, o que confere conforto ao ambiente.

Casa Jangada | Ibirité-MG

Há um carinho especial com este projeto, pois foi o primeiro desenho do ARQ9 a tomar formas construtivas. A implantação desta casa no sentido longitudinal do lote foi concebida para melhor aproveitamento da insolação, além de proporcionar melhor amplitude do campo de visão do terreno. A inclinação das paredes e dos telhados estabelece um contraste entre a arquitetura ousada e o desenho tradicional do telhado colonial.